Nossa missão:
Comunicar e incentivar a prática da meditação tal como transmitida pelos ensinamentos de John Main, dentro da tradição cristã e, no espírito de servir para a unidade de todos.

Num mundo que se conscientiza cada vez mais de sua necessidade de estabilidade e profundidade, a via da Meditação Cristã diz respeito a um crescente número de pessoas que  trilham com autenticidade uma senda que está enraizada na tradição cristã tanto quanto na própria experiência pessoal, e que está disponível aos homens e mulheres de hoje. É um caminho que conduz do pensamento e da imaginação à presença do Senhor Ressuscitado que habita em nossos corações. Este caminho é uma via de simplicidade e de disciplina. Através dos séculos, muitas pessoas buscaram professores que os inspirassem, e comunidades de amigos-peregrinos com quem fazer sua jornada. John Main foi um deles e a Comunidade Mundial para Meditação Cristã é uma dessas comunidades.
Baixe a Consituição da Comunidade (pdf) >

 

Dom John Main, OSB

photo johnmain 250

John Main (1926-1982) acreditava que a experiência contemplativa está aberta a todos e cria comunidade. Sua grande contribuição foi recuperar e re-apresentar um caminho de experiência contemplativa para as pessoas comuns dentro da tradição Cristã. Nos ensinamentos dos "Padres do Deserto", os primeiros monges cristãos, sobre a oração pura, ele encontrou a prática do mantra. Compreendendo que esta forma de oração poderia facilitar, para muitas pessoas do mundo moderno,a busca de uma vida espiritual mais profunda, ele recomendou dois períodos regulares diários de meditação que se integrem às práticas habituais da vida cristã.

Clique aqui para saber mais sobre John Main >

 

Nossa Comunidade realiza a sua missão por meio de mais de 2500 Grupos de Meditação em todo o mundo, que se reúnem semanalmente para meditar nos mais diversos locais, tais como, residências, paróquias, colégios, prisões e clínicas, em mais de 100 países. Diversos Centros de Meditação Cristã participam desta Comunidade, que encontra sua coerência nos ensinamentos de John Main.

A Comunidade integra aquilo que John Main chamava de mosteiro sem paredes. No Brasil são mais de cem grupos que se reúnem semanalmente nas mais diversas partes do país. A Comunidade Brasileira está representada no Guiding Board internacional através do Diretor de Comunicações Sr. Leonardo Winck Correa, no Comitê Executivo Internacional através da Dra. Ana Maria Seixas da Fonseca, e no Brasil ainda conta com o Coordenador Nacional Dr. Valdir Antonio Ferrari, com o Coordenador da Escola de Meditação Cristã Sr. Roldano Giuntoli, e com os seguintes Coordenadores Regionais: Dr. Valdir Antonio Ferrari (Região Sul), Sr. Roldano Giuntoli (São Paulo), Sra. Edith Maria Vargas (Rio de Janeiro), Sra. Lucia Hoffmann (Região CentroOeste), Sra. Marisa Gontijo (Minas Gerais), Sra. Kátia Emídio (Região Norte) e Sra. Margarida Gois (Região Nordeste).

Encontre um Grupo de Meditação Cristã próximo a você >