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Estar Presente Agora

DOOR TO SILENCE: An Anthology for Christian Meditation (London: Canterbury Press, 2008), pg. 83.

A meditação é uma disciplina da presença. Por meio da imobilidade do corpo e do espírito, aprendemos a estar completamente presentes a nosso ser, a nossa situação, a nosso lugar. Não se trata de uma fuga. Por meio do enraizamento em nosso próprio ser, tornamo-nos presentes à sua fonte. Nos enraizamos no próprio ser. Através de todas as circunstâncias cambiantes da vida, nada poderá nos abalar.
O processo é gradativo. Demanda paciência. E, fidelidade. E, disciplina. E, humildade.

A humildade da meditação, é a de colocar de lado todo questionamento cheio de si. Colocar de lado a presunção, significa nos sentirmos pobres, despojados do ego, à medida que aprendemos como ser. Estar presentes à presença. Aprendemos, não da nossa própria inteligência, mas da própria fonte da sabedoria, do Espírito de Deus.

 



Texto original em inglês

An Excerpt from John Main, “Being Present Now,” DOOR TO SILENCE: An Anthology for Christian Meditation (London: Canterbury Press, 2008), pp. 83.
Meditation is a discipline of presence. By stillness of body and spirit we learn to be wholly present to ourselves, to our situation, to our place. It is not running away. By staying rooted in our own being we become present to its source. We become rooted in being itself. Through all the changing circumstances of life, nothing can shake us.
The process is gradual. It requires patience. And faithfulness. And discipline. And humility.
The humility of meditation is to put aside all self-important questioning. To put aside self-importance means to experience ourselves poor, divested of ego, as we learn how to be. To be present to the presence. We learn, not out of our own cleverness, but from the source of wisdom itself, the Spirit of God.

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.