Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2019 >
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Reflexões da Quaresma

Sexta-feira Santa

D. Laurence Freeman

Isaías 52, 13

Um dos guardas ali presente deu uma bofetada no rosto de Jesus, dizendo: Esse é o modo de responder ao sumo sacerdote? Jesus respondeu: Se há algo errado no que eu disse, mostre-o; mas se não há ofensa nele, por que você me agride?

O relato da Paixão de Cristo permanece como um dos maiores textos de todos os tempos que reflete a profundidade do significado humano. É totalmente pessoal - o indivíduo inocente, falsamente acusado, bode expiatório e tratado desumanamente, torturado e barbaramente executado. É uma história antiga mostrando o pior lado do uso do poder da humanidade entre si; e está acontecendo enquanto eu escrevo e você lê isso. Cada caso, no entanto, é único. A própria particularidade de cada um é o que revela o sentido universal e com significado - o sentido de conexão - há, paradoxalmente, sempre esperança.

Leia mais...

Quinta-feira Santa

D. Laurence Freeman

João 13, 1-15

Chega, então, a Simão Pedro, que lhe diz: “Senhor, tu, lavar-me os pés?!”

No relato de São João da Última Ceia, há mais ênfase na lavagem dos pés do que no pão e no vinho. Mas ambos os pontos de vista se concentram no corpo.

Leia mais...

Quarta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

Mateus 26, 14-25

O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele

As grandes tradições de sabedoria têm segredos profundos e universais sobre a natureza da realidade. Mas elas não são tão explícitas como nós, pessoas treinadas pela ciência e com mentes literais, gostaríamos que fossem. Nossa experiência na dimensão espiritual hoje foi amplamente empobrecida e, portanto, nós praticamente perdemos a arte de ler as escrituras antigas de qualquer tradição. Como resultado, o fenômeno moderno do fundamentalismo religioso se desenvolveu e a percepção unificadora de uma verdade universal expressa em símbolos universais foi reduzida. Quem quer que tenha escrito a narrativa da criação no Livro do Gênesis poderia ficar surpreso hoje de saber que 42% dos Norte-Americanos rejeitam a teoria da evolução e acham que tudo aconteceu em 6 dias. A “palavra” de Deus para eles se tornou linguística ao invés de existencial.

Leia mais...

Terça-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

João 13, 21-38

[Jesus] molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: O que queres fazer, faze-o depressa. Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera.

A Última Ceia foi uma refeição entre amigos mais estranha do que pode parecer à primeira vista. Nas frases iniciais de sua descrição, confrontamos uma percepção do intenso drama das relações humanas, através do qual todos somos levados ao nosso último despertar para o relacionamento com o fundamento do ser - a unidade.

Leia mais...

Segunda-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman

João 12, 1-11

A casa ficou cheia com o cheiro do perfume.

Esta semana é uma penetração do mistério de Jesus de Cafarnaum, que é o Cristo para aqueles que o veem com os olhos da fé. Viajar para qualquer mistério envolve encontrar novas dimensões da realidade, nas quais a mente lógica e o senso comum protestam contra a violação do absurdo. Isso não faz sentido. É tudo um mito. Tudo bobagem! Essas reações podem de fato estar bem enraizadas, por isso devemos ouvi-las com respeito: o diálogo com os ateus é melhor do que pregar aos convertidos. Mas elas também podem ser os sinais de que estamos progredindo pelos espaços interestelares e encontrando uma realidade que nos contém, e não a imagem de uma realidade que observamos através de um telescópio.

Leia mais...