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Segunda-feira da Quinta Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

João 8, 12-20

[...] pois eu sei de onde vim e para onde vou.

Muitas pessoas hoje vivem em relacionamentos de longa distância. Por causa do trabalho ou de outros complicadores, enviam mensagens de texto, chamam por Skype ou telefonam algumas vezes ao dia. Longas ausências podem enfraquecer e minar os relacionamentos, ou podem fortalecê-los e amadurecê-los. Cada relacionamento tem uma distância ótima. Essa distância focal em que “vemos” um ao outro não é uma medida fixa. Ela se ajusta às condições. É realmente difícil para as pessoas que amam estar separadas. Elas sentem saudade uma da outra, mas às vezes é uma “saudade boa”, como alguém de quem eu era próximo me disse uma vez.

As maneiras de estarmos num relacionamento foram radicalmente afetadas pela tecnologia, globalização e internet. O amor em si não mudou; mas o amor cresce por meio de formas e hábitos, especialmente em seus estágios iniciais e na infância. Uma criança pode se empolgar ao falar por Skype com um pai ausente quando ele liga de um aeroporto distante para dizer boa noite, mas não é a mesma coisa que estar juntos todas as noites.

Durante essas reflexões, tenho voltado às diferentes dimensões da realidade. Continuo insistindo na dimensão contemplativa porque sinto que ela, enfraquecida e frequentemente ignorada em nossa cultura global acelerada e fragmentada, é essencial para lidar com os aspectos desumanizantes da vida “conectada” de hoje. Estar on-line, disponível, imediatamente no controle, com pouco tempo para refletir e ponderar, tem seus perigos e aspectos positivos. Pode se tornar um vício, por exemplo. Os meditantes, como qualquer outra pessoa, acham difícil desligar seus telefones, embora possam entender melhor a necessidade de fazê-lo periodicamente. As pessoas frequentemente dizem que querem “ficar longe de tudo por um tempo”. Mas quando surge a oportunidade para isso, acham uma desculpa para não fazê-lo. Se esquecermos como viver na dimensão contemplativa – quieta, silenciosa, simples e agora – arriscamo-nos a perder tudo o que ganhamos com a tecnologia e o progresso social.

O mais distante de todos os relacionamentos é com Deus, se vivermos exclusivamente nas três dimensões do tempo e do espaço. Falamos com ele por Skype na igreja e encaixamos outros compromissos em nossa agenda lotada. Isso faz com que sintamos Deus sempre distante e tão real quanto o amigo imaginário de uma criança. Para o não-crente, isso prova que Deus é uma criação humana, uma muleta, uma droga, uma das muitas fontes de falsa consolação, em vez do Ser, a própria consciência.

O poder que abre novas dimensões da realidade é o amor. (A meditação é a obra do amor.) Para um casal separado por fusos horários e geografia, o amor prova que eles estão sempre presentes um para o outro.

Isso agora nos aproxima do propósito da Quaresma, que é entender melhor a Páscoa – e ver por que a meditação abre novas dimensões da realidade.

 


 

Texto original em inglês

Monday Lent Week Five: John 8: 12-20

I know where I came from and where I am going.

Many people today live in long-distance relationships. Because of work or other complicating factors they text, skype or call sometimes several times a day. Long absences can weaken and undermine relationships, or they can strengthen and mature them. Every relationship has an optimum distance. This focal length in which we ‘see’ each other is not a fixed measure. It adjusts to conditions. It is indeed tough for people who love, to be apart. They miss each other; but sometimes it’s a ‘good miss’, as someone I was close to once told me.

Ways of being in relationship have been radically affected by technology, globalisation and the internet. Love itself hasn’t been changed; but love grows through forms and habits especially in the early stages and in childhood. A child may be thrilled to skype with its frequently absent parent when he calls from an airport far away to say goodnight, but it’s not the same as being there every night.

During these reflections I have been returning to the different dimensions of reality. I keep harping on about the contemplative dimension because I feel that this one, which is weakened and frequently ignored in our fast-paced and fragmented global culture, is essential for dealing with the dehumanising aspects of life ‘on the grid’ today. Being online, available, instantly accountable, with little time to reflect and ponder, has its dangers as well as its positive aspects. It can, for example, become addictive. Meditators, like anyone else, find it hard to turn off their phones although they may better understand the need to do so periodically. People frequently say they want ‘to get away from it all for a while’. But when the opportunity comes they find an excuse not to. If we forget how to live in the contemplative dimension – still, silent, simple and now – we risk losing everything we have gained through technology and social progress.

The most distant of all relationships is with God, if we live exclusively in the three dimensions of time and space. We skype with him at church and squeeze in other appointments in our busy schedule. This makes God feel always distant and as real as a child’s imaginary friend. To the non-believer this proves God to be a human creation, a crutch, a drug, another source of false consolation, rather than Being, consciousness itself.

The power opening new dimensions of reality is love. (Meditation is the work of love.) For a couple separated by time zones and geography, love proves that they are always present with each other.

This is now bringing us closer to the purpose of Lent – which is to understand Easter better. And to see why meditation opens new dimensions of reality.